Equipa
Conheça o rosto de quem
cuida da sua saúde.

PHYSICO: Fisioterapia & Exercício Clínico
Rua Godinho de Faria 1481
4465-645 Leça do Balio
PHYSICO: Recuperação & Performance
Edifício Transparente, Loja 20
4100 – 429 Porto
“A lesão é uma excelente oportunidade de recondicionamento”
Olá! O meu nome é Daniel Vilarinho, sou Fisioterapeuta e Diretor Técnico do PHYSICO.
Sempre pratiquei desporto e houve um dia que tive uma lesão. Foi o primeiro contacto com a Fisioterapia. Tirei a licenciatura em 2010 e o Mestrado em Treino de Alto Rendimento Desportivo em 2013. O futebol sempre foi o meu desporto de eleição pelo que realizei a Pós-graduação em Medicina e Reabilitação no Futebol (FMUP – FPF, 2018). Sou socorrista e tenho formação em Suporte Básico de Vida e DAE.
Para mim, a competência é a base para ser um bom profissional. Por isso, sempre privilegiei a formação contínua. Fiz um curso de especialização em
diversas áreas de intervenção como Posturologia, Stretching Global Ativo, Ginástica Abdominal Hipopressiva, Terapia Manual Desportiva, Manipulação Vertebral, Avaliação e Tratamento de Articulação Temporomandibular, Crochetagem Mioaponevrótica, Técnicas Miofasciais e Eletropuntura. Sou profissional certificado em Eletrólise Percutânea Terapêutica, uma excelente técnica que, quando aliada a exercício, tem excelentes resultados em tendinopatias. Recentemente, terminei a certificação EXOS® Perfomance Specialist (EXOS – ACSM, 2023).
No âmbito do Desporto, já trabalhei na Primeira Divisão Nacional de Andebol 1 assim como tive muito orgulho em acompanhar a nossa Seleção Nacional de Andebol Universitário ao Mundial em 2018 em Rijeka. No futebol, durante 2 anos, fiz parte do Departamento de Saúde e Performance de um clube da Liga NOS. Para além disso, integrei o Departamento de Saúde da formação do Futebol Clube do Porto.
Como já percebeu, a minha área de intervenção de eleição é a Fisioterapia Desportiva e Músculo-esquelética, promovendo sempre um papel ativo do paciente no processo de reabilitação!
“O que mais gosto em ser fisioterapeuta? Lidar com pessoas! Trabalhar e ajudar a mudar a sua vida!”
Olá! O meu nome é Ana Lúcia Rodrigues e sou Fisioterapeuta Coordenadora no PHYSICO.
Não sei o dia em que decidi ser fisioterapeuta, mas sei que foi a melhor decisão que tomei. Praticante de voleibol desde a adolescência, tudo apontaria para que a área do desporto fosse a da minha intervenção preferencial. No entanto, desde o primeiro contacto com a área da Neurologia, ainda enquanto estudante, que percebi o quanto a organização do Sistema Nervoso e a sua relação com o movimento me fascinava.
Concluí a licenciatura em 2011 e iniciei a minha prática clínica sempre mais direcionada para a intervenção em Neurologia. Nesse sentido investi em várias formações sustentadas pelo Conceito de Bobath, que orientou sempre o meu raciocínio clínico.
Em paralelo com a Neurologia, senti necessidade de complementar o conhecimento em terapia manual e exercício – também para dar resposta nos clubes de voleibol que acompanhei – o que justificou a formação em “Stretching Global Ativo”, “Pilates Clínico” e “Terapia Manual e Osteoetiopatia”.
Ter sido mãe despertou um interesse e uma paixão pela área da saúde da Mulher o que fez com que me formasse em “Saúde da Mulher e Terapia Manual do Pavimento Pélvico” em 2020. O acompanhamento da mulher durante a gravidez e a sua recuperação e potenciação numa fase de pós-parto são claramente uma paixão atual.
Em 2018 fui convidada a leccionar na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, onde me mantenho atualmente a colaborar como Professora Assistente Convidada de várias Unidades Curriculares na área da Anatomofisiologia.
Sinto diariamente que me torno melhor profissional, por trabalhar numa equipa jovem, dinâmica e que se dedica ao paciente como o verdadeiro foco da sua intervenção!
Olá! Permitam que me apresente. Chamo-me Inês Silva e sou Fisioterapeuta no PHYSICO.
Comecei o meu percurso universitário em engenharia Química, mas passado pouco tempo, apercebi-me que o curso não se adequava às minhas expectativas. Enquanto procurava outra saída académica, tive a oportunidade de ter contacto com a Fisioterapia e a sua importância, quando um familiar necessitou de ser acompanhado por um Fisioterapeuta. Foi, então, nesse momento que senti que poderia enredar por esta via de ensino. Assim, entrei na Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, onde me licenciei em 2012.
A ciência está em constante evolução e, para acompanhar essa mudança nada melhor, a meu ver, que realizar formações que vão complementar o saber já adquirido. Por isso, fiz formações em Diagnóstico Avançado em terapia manual, Acupunctura em lesões músculo-esqueléticas, Trigger points, Técnicas miofasciais e Osteoetiopatia (a frequentar)
Ademais e como acredito que a nossa intervenção enquanto Fisioterapeuta passa muito pela prevenção, especializei-me em Pilates clínico. E, para conseguir dar resposta as todas as mulheres nas diferentes fases da sua vida, também tirei formação avançada em Pilates e Fisioterapia na Saúde da mulher.
Por isso, intervenho maioritariamente em Fisioterapia Músculo-esquelética e na Saúde da Mulher e Pilates Clínico, facilitando o processo de cura individualizada, desde a sua prevenção à sua manutenção, através do exercício clínico.
“Eu consigo mostrar-te o caminho, mas tu serás aquele que o percorre.”
Olá! O meu nome é Carlos Moreira, sou fisioterapeuta do PHYSICO e tenho como principais áreas de intervenção o exercício clínico e a reeducação funcional.
Quando era pequeno diziam-me sempre “Põe as costas direitas!”. Inevitavelmente, o exercício sempre me acompanhou desde pequeno, primeiro como obrigação, mais tarde como paixão.
Terminei a minha licenciatura em 2014 pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Mais tarde, aprofundei os meus conhecimentos ao realizar a pós-graduação de Strenght & Conditioning pela Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa (2020).
Mantive-me igualmente sempre em formação ao longo destes anos, das quais destaco a Certificação em Cadeias Fisiológicas de Busquet, Método Oficial Kinesio® Taping e Anatomia Palpatória.
Desde cedo ligado ao desporto no geral e futebol em particular, já integrei o departamento médico de um clube de 2a liga e o departamento de saúde e performance de um clube da Liga NOS.
O meu objetivo principal é ajudar as pessoas a tornarem-se uma melhor versão delas mesmas. Logo, e paralelamente à minha prática, criei um podcast de Fisioterapia para fisioterapeutas em Portugal – “A Hora do Fisio” – e co-criei outro de medicina desportiva em inglês – The Football Medicine® Podcast.
Cá estarei para te ajudar no que for necessário!
“Fisioterapia é a paixão de criar movimento com mente e corpo”
Olá, o meu nome é Rui Farelo, sou fisioterapeuta do PHYSICO e tenho principais áreas de intervenção a Fisioterapia Desportiva, Músculo-Esquelética e Exercício Clinico.
Decidi ser fisioterapeuta para conciliar duas grandes que me apaixonam: Saúde e Desporto. Terminei a minha licenciatura em 2013 na Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa. Mais tarde, aprofundei os meus conhecimentos ao frequentar 2 anos do curso de Osteopatia na Escola de Osteopatia de Madrid.
Prossegui a minha formação ao longo dos anos, das quais destaco Functional Trainning & Strength and Power for Athletic Performance, Eletrólise Percutânea Terapêutica; Pilates Contemporâneo – Matwork 1 e Eletropuntura.
Desde muito novo estive ligado ao Andebol e, por esse motivo, integrei o departamento médico de alguns clubes da 2º Divisão de Andebol.
Tenho como principal motivação ajudar as pessoas e tentar mostrar que se dominarmos o nosso corpo estamos perante uma máquina perfeita.
“O Exercício substitui muitos medicamentos, mas nenhum o substitui.”
Olá, o meu nome é Nuno Dias e sou fisioterapeuta.
Pratico desporto desde que tenho memória e, ainda que felizmente nunca tenha tido nenhuma lesão e nenhum contacto direto com tratamentos de fisioterapia ou de outro género, a ideia de aliar o desporto com a saúde sempre me aliciou. Assim, licencie-me em fisioterapia em 2018 e terminei o meu mestrado em Terapia Manual Ortopédica em 2021.
A minha prática profissional sempre esteve ligada ao desporto. Fiz parte do departamento médico do futebol profissional do Rio Ave FC e faço atualmente parte do departamento de saúde das modalidades do Futebol Clube do Porto. Paralelamente a esta prática, sou também Assistente Convidado da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto.
Tendo em consideração o meu percurso pessoal e profissional, a minha área preferencial de intervenção é a fisioterapia músculo-esquelética e desportiva, os processos de reabilitação dos mais breves aos mais prolongados e o trabalho de otimização de performance.
“A escolha de mudar aquilo que muda o mundo – o movimento. Mais que prevenir ou reabilitar, a fisioterapia lida com o Bem-Estar. Porque melhor que viver é viver com qualidade”
Olá, sou a Júlia Martins e sou fisioterapeuta do PHYSICO.
O mundo da saúde sempre me fascinou bastante tendo tido a certeza desde sempre que era nesta área que queria exercer. A escolha pela Fisioterapia não podia ter sido mais acertada.
Licencie-me na Escola Superior de Saúde do Porto em 2021 e como apaixonada pelas inúmeras áreas do curso, não consegui desde o início escolher um caminho específico a seguir. Dentro de todos os dons do corpo humano, o movimento sempre foi o meu preferido e por isso comecei por tirar alguns cursos como “Conceito de Bobath – Introdução ao Estudo do Movimento Humano” e Pilates Clínico. Especializei-me, recentemente, na área Materno-Infantil e devido à constante evolução da ciência, a única certeza que tenho é que o meu caminho não vai ficar por aqui.
Dessa forma, intervenho maioritariamente no exercício clínico e na reeducação funcional, sempre com o objetivo de potencializar sorrisos e uma melhor qualidade de vida.
“A missão de um Fisioterapeuta é cuidar e capacitar os utentes para que percebam que movimento é saúde, é vida!”
Olá! O meu nome é Carina Cardoso e sou Fisioterapeuta no PHYSICO.
Desde jovem que me ensinaram que “o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade do outro” e, por isso, percebi que o trabalhar com o outro, ajudar o outro e cuidar do outro, seria o que me faz feliz. E a Fisioterapia foi a melhor escolha!
Terminei a licenciatura na Escola Superior de Saúde do Porto em 2020 e desde então que a reabilitação neurológica sempre me cativou. Perceber o impacto que uma lesão pode ter no dia-a-dia do utente e o papel que a Fisioterapia tem na vida do mesmo, fez-me querer aprofundar mais na área. Desta forma realizei o Curso Introdutório e o Curso Básico do Conceito de Bobath, assim como, formação em Pilates Clínico. Em paralelo, o trabalho no utente idoso fez-me perceber da importância do envelhecimento ativo e de preservação da nossa saúde em idade avançada, com amor, dignidade e carinho.
Acredito que o caminho é feito de aprendizagens e conquistas em equipa, em benefício da saúde e bem estar do paciente.
Olá! Eu sou a Leonor Oliveira e sou fisioterapeuta e diretora da Fisiotrimtrim. A minha paixão são as crianças e trabalho todos os dias para as ajudar a crescer saudáveis e felizes.
Acredito que através do brincar consigo ajudar cada criança e sua família a superar os seus desafios e a potenciar o seu desenvolvimento. Para isso vou até às escolas e ao domicílio para que o trabalho seja verdadeiramente de proximidade.
Fiz a minha licenciatura na Escola Superior de Saúde do IPP e especializei-me com o Mestrado em Fisioterapia Neurológica em 2013. Complementei o meu conhecimento com formações nas áreas da Fisioterapia Respiratória na criança, conceito de Bobath, Pilates Clínico e Método Oficial Kinesio®.
Acima de tudo aprendo todos os dias com as famílias que confiam em nós!
A minha formação em Fisioterapia dedicada à reabilitação Neurológica desde 2010, tem um papel fundamental na progressão para Medicina, tendo-me formado pela Universidade do Minho em 2016 e na escolha em Neurocirurgia como área de especialização, o qual tenho a oportunidade de me encontrar em formação desde 2018 no CHU São João.
A paixão pelo cérebro e a vontade de ajudar com as minhas mãos aqueles que, por uma infelicidade da vida, necessitem faz-me querer continuar a ser melhor todos os dias.
“Uma alimentação que vá ao encontro das necessidades energéticas e nutricionais do(a) atleta é uma mais-valia para a sua saúde, bem-estar físico e rendimento desportivo.”
Viva! O meu nome é Pedro Meirinhos e sou Nutricionista do PHYSICO.
Desde que me lembro, sempre gostei de comer. Até rapava os tachos! O desporto também foi algo que sempre esteve presente desde cedo: pratiquei natação e basquetebol. Hoje em dia prefiro correr na estrada ou no monte, andar de bicicleta e praticar Crossfit. Talvez tenha sido o gosto pela alimentação e pela prática desportiva que ajudaram a definir o meu rumo profissional.
Em 2015 terminei a licenciatura em Ciências da Nutrição na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Desde então, realizei várias formações maioritariamente na área da Nutrição Desportiva que é aquela que mais me fascina. Frequentei cursos de entidades como a FC Barcelona Innovation Hub, Bwizer, Nutriens Academy, WellXProSchool, entre outras. Sou também antropometrista (nível 1) certificado pela International Society for the Advancement of Kinanthropometry (ISAK).
Já trabalhei em várias empresas do setor Alimentar português, como a PortugalFoods, a Nutripar- Food Knowledge e a Prozis. Atualmente, sou nutricionista da equipa principal de futebol do Clube Desportivo Feirense, formador na Sapienta Sports e também colaboro como consultor em algumas empresas. Sou membro da Ordem dos Nutricionistas (cédula profissional: 3084N), sócio da Associação Portuguesa de Nutrição e sócio da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica.
As minhas principais áreas de intervenção são: o aumento do rendimento desportivo de atletas (sejam amadores ou profissionais), a gestão e melhoria da composição corporal, a recuperação de lesões e a melhoria dos hábitos alimentares.
“Saber comer é saber viver”
Olá! O meu nome é Inês Pádua e sou nutricionista.
Sou formada na combinação que sempre me pareceu espetacular: ciência/saúde + alimentos.
Licenciei-me em Ciências da Nutrição em 2014 pela Universidade do Porto e, na mesma Universidade, concluí o meu Doutoramento em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição em 2018.
Pelo caminho, e desde então, tenho também frequentado diversas formações pós- graduadas nacionais e internacionais, muito particularmente na área da alergia e intolerância alimentar que é a minha área de intervenção especializada.
A paixão pela intervenção nutricional na alergia alimentar nasceu em 2012 quando comecei a fazer investigação científica na área e consolidou-se durante o meu estágio no Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar de São João.
Atualmente, para além da atividade clínica, sou docente do ensino superior e investigadora num centro de investigação no âmbito da saúde pública. Sou também membro dos grupos de alergia alimentar da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica e da European Academy of Allergy and Clinical Immunology, tendo sempre fazer mais e melhor por quem tem hipersensibilidades alimentares.
Defendo que todos podemos e devemos ver a alimentação como algo prazeroso, e a minha missão é ajudar a trazer saúde, segurança e momentos felizes para quem vê na alimentação uma fonte de sintomas (sejam eles mais ou menos graves), de medo e de ansiedade.
Acredito ainda que a alimentação é mais do que nutrientes, horas e fisiologia. Para mim é alimentos e refeições, momentos e emoções.
“Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe”.
Olá! O meu nome é João Sousa e sou Osteopata no PHYSICO.
Desde sempre que ambicionei trabalhar com a saúde das pessoas, prevenindo a doença e promovendo o bem-estar e a qualidade de vida das mesmas.
Licenciei-me em Enfermagem, fiz diversas formações relacionadas com a abordagem ao doente crítico (Suporte avançado de vida, Trauma Nurse Care Course, etc.). A certa altura senti necessidade de procurar algo mais, que tornasse a minha intervenção mais diferenciada e individualizada, e assim, iniciei em 2009 o Curso de Osteopatia, ministrado pelo Sutherland College of Osteopathyc Medicine, em pareceria com a CESPU, que terminei em 2014. Este curso viria a dar origem ao curso de Licenciatura em Osteopatia da CESPU, do qual fiz parte do corpo docente.
O meu percurso profissional esteve sempre ligado ao futebol, pelo que também frequentei a pós-graduação de Enfermagem no Desporto, ministrada pelo IFE.
Desempenhei funções de coordenação no departamento de formação do USC Paredes até 2012, quando iniciei funções de coordenação de todo o departamento clínico do SC Freamunde, que terminei em 2017, para integrar o departamento clínico do CD Feirense como Osteopata, onde exerço funções neste momento.
Ao longo deste percurso profissional e académico fui percebendo que a minha intervenção era potenciada quando era realizada em conjunto com outros profissionais, nomeadamente fisioterapeutas, levando a que o meu caminho se cruzasse com o do PHYSICO.
É dentro desta interdisciplinaridade que me revejo, e é dessa forma que tenciono ajudá-lo.
“Recriar o já vivido e criar o ainda não vivido”
Olá, o meu nome é Inês Pinho e sou Terapeuta Ocupacional no PHYSICO.
Em pequena fiz ballet e mais tarde iniciei o meu percurso de 11 anos na natação de competição. Assim, desde cedo que o movimento está presente na minha vida e logo percebi a importância de sentir e compreender o próprio corpo. Quando tive o meu primeiro contacto com a Terapeuta Ocupacional, o fascínio foi imediato. Onde ocupação não é ocupar, é recorrer às atividades que nos trazem significado para transformar, treinar, aprender, adaptar e adquirir competências para criar/recuperar autonomia.
Tirei a licenciatura em Terapia Ocupacional na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, onde agora estou a fazer o Mestrado em Terapia Ocupacional na área da Reabilitação Física. Acredito que o conhecimento é a base para o sucesso e que o saber não ocupa espaço, por isso, desde o primeiro ano, que procuro manter-me atualizada e em constante formação nas áreas da neuroreabilitação, com especial foco na reabilitação após Acidente Vascular Cerebral; da estimulação sensorial e, ainda, da saúde mental. Para além disso, tenho formação em Pilates Clínico MW1, em Kinesio Taping e em Suporte Básico de Vida e DAE.
Neste sentido, dentro das áreas de intervenção da Terapia Ocupacional, a minha atuação é na Reabilitação Física, sem nunca descorar a saúde mental, pois é essencial para um papel ativo, não só no processo de reabilitação, como no dia-a-dia, nas diferentes ocupações.
“Acredita no processo!… E dá-lhe consistência!”
Olá, viva! O meu nome é Mário Cardoso e sou o Profissional do Exercício do PHYSICO.
Desde muito cedo entrei no mundo do desporto através do Futebol, com o mesmo sonho de tantos outros milhões de crianças, ser ‘jogador de futebol profissional’. Devido a uma lesão grave esse sonho desvaneceu-se e surgiu aqui a motivação para encontrar no exercício um meio para ajudar atletas, a tornarem-se mais fortes e reduzissem assim, o risco de se lesionarem.
Foi então que iniciei este percurso com a licenciatura em Educação Física e Desporto, que terminei em 2013, no ISMAI. Mantendo a minha atividade profissional ligada ao futebol de formação e sénior distrital, segui para o Mestrado de Alto Rendimento Desportivo (2018) na FADEUP, o que me permitiu que entrar no Futebol Profissional e permanecer durante 4 anos neste nível. Neste meio, adquiri experiência profissional enquanto preparador físico/fisiologista na I e II Liga Portuguesa, e também enquanto sport scientist numa equipa da II Liga Inglesa.
Consciente da importância da formação contínua para um trabalho diferenciador, realizei duas formações complementares no âmbito da avaliação e desenvolvimento das capacidades físicas: “EXOS – Performance Specialist” e “Functional Movement Screen – Level 1 e 2”.
Mais recentemente, com a entrada iminente num contexto clínico, surgiu a oportunidade de frequentar a especialização em Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto, na FMUP (2022).
Com uma área de intervenção tão vasta, procuro fundamentar a minha intervenção nos princípios de treino, sejam eles processos clínicos ou de potenciação de rendimento.
Olá! Eu sou a Andreia e sou uma das vozes e caras do Physico!
Iniciei a minha atividade no âmbito administrativo em 2012, sempre associada à área da saúde. Durante este período, tive também uma curta passagem como auxiliar de ação médica no Hospital de São João, no Porto.
Sou uma pessoa muito bem-disposta e sempre gostei do contacto direto com as pessoas. Posso dizer que gosto muito do que faço e que estou muito contente por poder colaborar com a equipa do Physico!
O meu nome é Carolina e juntei-me ao PHYSICO em abril de 2021.
Além de ser uma das caras da receção, colaboro principalmente na comunicação visual da empresa.
Iniciei-me no mundo do trabalho em 2018 como administrativa e em 2019 dei os primeiros passos na gestão de imagem e comunicação, área em que me sinto totalmente em casa.
A paixão pela fotografia e pela imagem surge bem cedo, tendo por isso iniciado a Licenciatura em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Sorridente e bem disposta, é assim que me poderão encontrar no PHYSICO!
“O profissional de saúde deve sempre adaptar-se à individualidade do paciente, e nunca o oposto”
Olá! O meu nome é Daniel Caetano e sou fisioterapeuta no PHYSICO.
Desde cedo tive contacto com a fisioterapia por ter sido atleta de alto rendimento de basquetebol. Tendo representado o FC Porto e a seleção nacional, sempre tive a oportunidade de privar com fisioterapia de alto nível e de aprender esta arte desde cedo.
Licenciei-me em fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Porto, e tenho procurado sempre atualizar-me segundo a melhor evidência disponível, de modo a obter os melhores resultados junto de quem me procura. Assim, tenho já algumas formações na área da terapia manual e strength & conditioning, e estou a completar várias formações na área da reabilitação e desporto, nomeadamente a obtenção do título Certified Strength and Conditioning Specialist (CSCS) da NSCA.
Tendo já sido coordenador do departamento de fisioterapia do voleibol do Leixões Sport Clube e fisioterapeuta da equipa sénior masculina, da 1ª divisão, conto com experiência e muito gosto em atuar nas áreas desportiva e musculoesquelética.
A minha paixão pelas áreas da saúde e da fisioterapia levam-me a ser um insaciável curioso e um eterno estudante. Continuo ligado ao ensino superior, através do apoio como orientador na linha de investigação em exercício terapêutico e na produção científica.
A minha visão da fisioterapia é uma em que o paciente está no centro do processo terapêutico. Nós, como profissionais de saúde, não mais somos que facilitadores dos objetivos do paciente, dotando-o de ferramentas para que possa melhor lidar e gerir a sua condição, ou melhorar a sua funcionalidade. A intervenção terá sempre como prioridade a pessoa que nos procura, adaptando-a aos seus gostos, estilo de vida e rotina!